Aulas de música complicam nosso pensamento

Os músicos costumam dizer que capturam harmonia musical em tudo o que os rodeia. Um experimento conduzido pelos psicólogos americanos explica o que está acontecendo na cabeça do músico – e ajuda a entender como interpretamos o que vemos e ouvimos.

Músicos não apenas ouvem harmonia, mas também encontram estruturas no mundo circundante relacionadas à música. No experimento de psicólogos da Universidade de Wanderbildt (EUA), os voluntários, entre os quais eram músicos profissionais, mostravam imagens em movimento – diferentes para cada olho. Em um caso, essas eram figuras e ícones aleatórios, nas outras notas no campo musical. Os psicólogos registraram quando os participantes distinguiram os números e quando – notas. Quando https://apkmodsbr.com/art/the-role-of-acupuncture-in-treating-erectile-dysfunction-a-closer-look.html a música tocou durante o experimento, o cérebro dos participantes era mais frequentemente focado em anotações. No entanto, no caso de músicos, uma “completa auto -proprietária” ocorreu quando um segmento de notas coincidiu com uma melodia tocada. 1

“Nosso cérebro está coordenando tão efetivamente o recebimento de informações de fora que seu trabalho nos parece automático”, diz Randolph Blake, um dos principais autores do estudo. – De fato, o cérebro funciona como um detetive que constantemente usa dicas, tentando entender o que realmente vemos. Portanto, tendemos a ver principalmente o que esperamos ver com base na experiência passada. Quando vemos um flash de luz e, ao mesmo tempo, ouvimos dois bipes um após o outro, o cérebro acredita que na verdade havia duas explosões ”. Para os músicos, essa dica é uma melodia que ativa as áreas do cérebro, associadas à percepção de estruturas harmônicas e sua gravação musical.

De acordo com o psicólogo evolutivo Jeoffrey Miller, professor do London University College, As aulas de música contribuíram inicialmente para o desenvolvimento de uma organização mais complexa de pensar em humanos. “Nosso cérebro está constantemente tentando criar ordem a partir de desordem, e a música oferece uma oportunidade incrível de brincar com várias unidades semânticas”, explica Jeffrey Miller. – Extraímos idéias de nossa cultura (consciente e intuitivamente) sobre estruturas musicais, tons e outras maneiras de entender a música;E nosso cérebro se desenvolve, tentando destacar vários padrões (padrões) em obras musicais “. A capacidade de reconhecer é extremamente importante para entender o significado do mundo, enfatiza o matemático Keith Devlin no livro “Gene of Mathematics” 2 . É essa habilidade, como ele acredita, que está subjacente à capacidade de pensar logicamente, classificar objetos e combiná -los na categoria. Assim, as aulas de música não apenas aumentam nosso gosto e senso de belas, mas também treinam nosso pensamento.

0 replies

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *